quinta-feira, 14 de março de 2013

Carteira Investando



Eu descobri o mercado de ações há exatamente um ano atrás, quando ainda pagava intermináveis prestações de um carro 100% financiado. Embora os juros tenham representado mais de 100% do valor do veículo, não me arrependo de nada, mesmo porque me diverti muito com ele, é, foi bom pra caralho e jamais me esqueço do dia em que entrei dentro dele. Foi meu primeiro carro... Hoje ainda me sinto tentado pelos carros, sou realmente apaixonado pelo valor do IPI, seguro, IPVA, adoro enriquecer as montadoras,... mas no momento estou focado aprender e investir, especialmente em ações.

Retornando ao ano passado, quando comecei a estudar sobre bolsa, fiquei fascinado pelo assunto e li vários livros focados em análise de empresas. Quem foca em estudar as empresas, seja pelo motor humano de sua governança corporativa ou pelos números das análises de balanços, geralmente é chamado de analista fundamentalista. Já quem opta por estudar os emocionantes e variantes gráficos das empresas na bolsa é chamado de analista técnico.

Embora meu background na minha profissão seja bem técnico (sou analista de sistemas), meu foco foi pela análise fundamentalista. E a razão é simples: eu acredito na evolução de boas empresas e em crescer com elas. Por enquanto não consegui me interessar pelo complexo estudo dos candles, pivots, suportes, resistências, borboletas e etceteras que este assunto requer.

Uma coisa que eu faço questão de esclarecer desde já, pois minha política de transparência para com os eventuais leitores exige isso, é que mesmo que exista esse mundo maravilhoso do investimento em valor de empresas através da bolsa, eu não garanto que amanha, ou semana que vem, ou no ano que vem eu não irei retirar tudo e comprar um carro ou uma casa ou um pato de borracha gigante. Tudo vai depender da direção em que o vento vai soprar a maldita pena branca*¹ ou o saco plástico*².

Comecei a investir em agosto do ano passado e tento comprar um pouquinho todo mês. O objetivo deste blog é organizar minhas ideias e metas e também incentivar a quem interessar possa através de séries de posts sobre investimentos diversos, porém focado no mercado de ações. Pretendo alternar entre posts úteis e posts inúteis (como este). Vou começar com o percentual de cada papel que possuo:



Veja que lindo. Por mais especialista que você seja, duvido que você venha me criticar acerca das minhas escolhas. Modéstia a parte, estudo muito antes de comprar qualquer empresa. However, confesso que estou ansioso pela divulgação do resultado da Eztec no ano de 2012, previsto para segunda-feira, dia 19. Também estou de olho na Marcopolo, que piorou alguns números em 2012,.. enfim, nem tudo são flores, mas vamo que vamo!

Pelo bem da diversificação, também uso o tesouro direto, o que funciona como uma alternativa importante nos tempos de crise. Particularmente, eu acho o TD uma bela m*, mas é um mal necessário. Também pensei em investir no mercado das pulgas, mas elas são muito rápidas e jamais consegui pegar alguma.

O próximo post vai ser mais sério... eu vou falar sobre algo mais relevante que pode agregar alguma coisa pra você, onde poderá recuperar o tempo perdido no meu blog, ou não!




¹ - Forrest Gump
² - Beleza Americana 


8 comentários: