quarta-feira, 17 de julho de 2013

Posição atual (julho 2013)

Estoy aqui, entre fotos y cuadernos / entre cosas y recuerdos... mais uma vez. Sumi do radar porque estou voando abaixo da altitude mínima detectada pelo aparelho. Não, nada disso. Apenas andei com uma preguiça imensa de postar no blog. However, continuo investindo minhas migalhas todo mês. Decidi registrar aqui a minha posição atual, depois de uma rentabilidade negativa e quase assustadora de quase 7% nos últimos dois meses ( -1,23% em maio e -5,55% em junho) e atualmente com uma parcial de -1%, o que provou mais uma vez que planejamento de curto prazo não serve pra bolsa. A verdade é que se você precisar retirar o dinheiro da bolsa por qualquer necessidade, vender nesses momentos é prejuízo quase certo.
Mas nada disso importa, pois o mercado é volátil mesmo e quem entra na bolsa deve estar preparado pra isso senão o negócio é pegar o dinheiro e colocar todo na poupança, CDBs ou no TD. Se você quer comprar um carro, abrir uma franquia ou investir em um imóvel dentro de um curto período de tempo, não deixe seu dinheiro na renda variável. Obviamente é sempre bom ficar atento, pois as cagadas do governo populista da Dilma com a péssima gestão econômica do Sr. Guido Mantega acabam causando certo impacto no curto prazo (e possivelmente no longo prazo também).

Para o futuro o que conta realmente são os fundamentos das empresas. É o que eu sempre digo aqui, invista em boas empresas para ser recompensado no loooongo prazo. Enfim, chega de lero e vamos ao que interessa:



Acima a minha posição atual por ativo. Pretendo reduzir um pouco GRND3 e BBAS3 para uma distribuição mais equilibrada e incluir uma ou duas empresas nos próximos meses. Abaixo a distribuição por segmento:



Pretendo aumentar a participação em elétricas, provavelmente com AES Tietê. Pensarei também em alguma empresa do setor de mineração e ou petróleo para o longo prazo, pois bons ciclos de commoditties podem ser bastante positivos para uma carteira.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário